Terapia de casal em Fortaleza / Online
A terapia de casal é indicada para casais de todos os tipos e em todas as fases da relação, desde o namoro até aquele com décadas de casamento. Ela é útil para que os casais entendam melhor seus padrões de relacionamento e possam estabelecer uma convivência mais harmoniosa. O mais comum é que casais em crise procurem esse tratamento, porém é crescente o número de casais que procuram esse tipo de serviço para se conhecer melhor e ter uma relação mais saudável.
Quanto mais cedo o casal procura a terapia, normalmente é mais fácil e rápido solucionar as questões. A terapia de casal permite que os parceiros entendam melhor o que um espera do outro, sejam mais assertivos e consigam negociar melhor. É um espaço absolutamente seguro onde o casal pode trazer suas demandas de forma sincera, evitando assim levar desnecessariamente desentendimentos do casal para a família e amigos.
A sessão tem cerca de uma hora e pode ser realizada tanto semanalmente, quanto quinzenalmente, dependendo da demanda. A maior parte das sessões são com os dois conjuntamente, porém em alguns momentos é necessário fazer algumas sessões com cada parceiro separadamente. A terapia de casal pode ajudar, entre outras coisas:
- Desenvolver novos métodos de comunicação, fazendo com que estes consigam se escutar melhor e buscar atender as demandas um do outro;
- Negociar de forma mais eficaz os pontos de desentendimento, discordâncias e impasses, solucionando pontos que parecem nunca chegar a um acordo;
- Trabalhar o ajustamento das expectativas de cada um dos parceiros;
- Diminuir à frequência e intensidade das brigas e acusações mútuas;
- Alinhar os interesses de vida e projetos de futuro do casal;
- Trabalhar sentimentos como ciúmes, necessidade de controle, raiva, rancor ressentimento;
- Aumentar a satisfação da relação;
- Superar traições e demais momentos de crise conjugal;
- Solucionar questões relacionadas a criação dos filhos;
- Solucionar problemas e queixas sexuais;
- Negociar a divisão de tarefas domésticas e cuidado com os filhos;
- Trabalhar conflitos financeiros;
- Solucionar possíveis conflitos dos parceiros com a família de origem um do outro.
Daniel Welton Arruda Cabral
CRP: 11/06625
Doutorado e mestrado em Psicologia pela UFC.
Mais de 10 anos de experiência em atendimento de casal
Especialista em Terapia de Casal e Família (2014).
Professor do curso de especialização em Terapia de Casal e Família da Faculdade Ari de Sá / Espaço Viver.
Professor da formação em Terapia de Casal e Sexualidade do Instituto de Terapia de Casal.
Depoimentos
Em meu perfil do Doctoralia, recebi depoimentos diretos de clientes sobre os meus atendimentos. Sou especialista e reconhecido em Terapia de Casal em Fortaleza.
Veja abaixo alguns desses depoimentos:
Problemas que posso ajudar o casal
Desentendimentos e brigas
Muitos casais demoram a procurar apoio de um psicólogo de casais o que pode fazer com que eles cheguem na terapia com diversos episódios de desentendimentos e brigas.
Nesses casos é comum que pelo menos um dos parceiros sinta que não é mais possível manter a relação. Problemas assim são comuns e chegam todos os dias na terapia de casal, e um tratamento efetivo com comprometimento mútuo é capaz de reverter essa situação.
Muitas vezes os casais não conseguem lembrar sequer como determinada briga começou, pois, a raiva e a frustração os impedem de ter autoconsciência desse processo. É comum que um dos parceiros, ou os dois, não se sintam ouvidos e compreendidos.
As brigas se iniciam normalmente de forma não consciente e algumas podem escalar rapidamente para um conflito aberto, aumento de tom de voz, desrespeito, acusações mútuas e até gritos e xingamentos.
Quando trabalhamos isso em uma terapia de casal a sensação de ambos os parceiros quase sempre é que o outro que começou a provocação. Isso ocorre pois temos normalmente uma percepção baixa de como nossas ações, palavras ou mesmo tom de voz atinge o nosso parceiro.
Um dos papeis da terapia de casal é ensinar e treinar o casal em uma comunicação não violenta e assertiva, assumindo a responsabilidade por suas palavras, insinuações, provocações. Olhar mais pra si e menos pro outro, ampliar a consciência sobre sua rispidez e agressividade é um trabalho possível que melhora muito todo o relacionamento.
A terapia de casal ajuda a fazer com que os casais possam expressar suas emoções e demandas sem ativar sua agressividade e assim possam se reconectar, ajuda-os a não ter brigas repetitivas sobre os mesmos temas e a chegar a acordos sobre o que fazer.
Existem sinais sutis não conscientes que os parceiros em uma relação emitem um para o outro, compreendê-los ajuda a tornar a relação mais harmônica.
Falta de desejo e problemas sexuais
Os problemas sexuais em um casal os atingem não apenas na cama, mas podem estar por trás de várias outras dificuldades conjugais como dificuldade de conexão, culpabilização do outro, desejo de sair da relação, sentimento de não se sentir amado.
Casais com problemas sexuais tem mais problemas relacionais que aqueles que não tem, assim como casais em crise tendem a ter mais problemas sexuais. Dificuldades sexuais produzem problemas relacionais e problemas relacionais potencializam problemas sexuais em um ciclo que pode destruir a relação.
A terapia de casal encara os problemas sexuais não apenas como uma dificuldade de um dos parceiros, mas como algo do casal. É comum que os casais tenham dificuldade de falar sobre o tema da sexualidade por diversos medos e pelo tabu que o assunto propicia.
Além da falta de desejo e desconexão sexual problemas como ejaculação precoce, impotência, dores no ato sexual, falta de repertório erótico/sexual também podem gerar emoções negativas no casal e proporcionar outros desentendimentos.
A terapia de casal ajuda os parceiros a manifestar suas queixas e emoções sem acusar e culpar o outro, entendendo que o encontro com a sexualidade está muito além do sexo em si e começa por um diálogo mais franco e assertivo.
As questões sexuais do casal atingem suas interações nos outros campos da relação, bem como as questões relacionais impactam a vida sexual.
Traição e Infidelidade
Na infidelidade, o parceiro traído pode sentir uma profunda dor, que o faz se sentir frustrado, irado, enganado, com auto estima afetada, profundamente triste e com a sensação de que o relacionamento não vale a pena. É uma dor tão grande que normalmente é necessária toda uma modificação do funcionamento do casal para que uma reconexão possa acontecer.
A infidelidade precisa ser pensada não apenas a partir do fato em si, mas de todo um contexto de demandas e emoções que levaram ao ato.
O caminho da terapia de casal em casos de infidelidade torna necessário uma reconfiguração da relação o que normalmente envolve uma reparação da dor gerada pela infidelidade.
O primeiro passo é assumir a responsabilidade pela traição e pela dor do outro, reconhecendo a legitimidade dessa dor. Esse passo pode ser mais difícil do que parece, pois só de tocar nesse assunto o parceiro que traiu pode sentir muitas emoções negativas e tenderá a se esquivar do assunto.
Apenas depois é possível avançar para a fase da reparação, que varia de caso a caso e normalmente é um processo de reconfiguração do próprio relacionamento. Paciência é uma palavra chave fundamental nesse processo. É preciso que a reparação (ou reconfiguração) ocorra e que seja suficiente para tocar a alma do parceiro ferido para que então o casal possa seguir em frente e se reconectar emocionalmente.
A terapia de casal ajuda os parceiros a trazer a tona os sentimentos que estão por trás das suas ações tornando possível essa reconexão. Muitas vezes a sensação é que esse processo é impossível e que o relacionamento não tem mais jeito. Dar uma chance para que isso possa ocorrer e recorrer a uma terapia de casal é uma escolha que os dois podem tomar.
No meu percurso clínico já atendi dezenas de casais em situações semelhantes a essa, e embora cada situação e dor seja única, a possibilidade de superação sempre está ao alcance do casal que opta em dar mais uma chance para a relação.
A terapia de casal busca mudar a forma com que os casais se comunicam, reforçando uma comunicação não violenta e harmônica.
Distância afetiva
Muitos casais entram em um padrão em que um dos parceiros busca mais afeto que o outro, nesses casos é comum que o primeiro se sinta negligenciado e o outro se sinta incompreendido. A parte que se sente negligenciada pode se sentir ofendida, frustrada, não amada e diante disso é possível que tenha duas atitudes.
A segunda atitude diante da falta de afeto é também se fechar o que pode levar o casal a ficar cada vez mais distante afetivamente.
A primeira atitude é insistir nessa busca, algumas vezes com solicitações que podem fazer com que o parceiro também se sinta incompreendido e se afaste mais. Isso gera ainda mais desamparo e necessidade de conexão naquele que procura afeto, que passa a se sentir mais insatisfeito, enquanto o outro pode se sentir cobrado, em um ciclo que destrói a relação.
Nesses casos a terapia de casal tem uma função diferente com cada parceiro: criar mais autonomia e sentidos pessoais em um e ajudar o outro a se conectar com suas feridas e amarras que lhe impedem de se abrir para uma relação mais íntima. A compreensão mútua das demandas e emoções do outro é fundamental.
É importante que ambos manifestem suas necessidades mais profundas e com um campo de diálogo profundo, verdadeiro e desarmado, possam dialogar como conseguir atender mais e melhor as demandas do outro. Isso de fato tem o poder de transformar a relação.
Em alguns casos a forma como cada um demonstra e solicita amor não é compreensível para o parceiro. A terapia de casal ajuda a deixar isso mais claro, e ajuda ambos a se conectarem com os sentimentos, desejos e dificuldades do outro, diminuindo a mágoa, frustração, raiva e permitindo uma reconexão.
A terapia de casal ajuda os parceiros a compreender melhor os sentimentos do outro, mudando a forma como se veem e interagem.
Conflitos de expectativa
Quando um casal decide ficar junto normalmente tem uma série de expectativas sobre como será o relacionamento e o comportamento do outro no decorrer da relação. O sentimento de amor os faz ficar juntos, no entanto o alinhamento sobre o que esperam um do outro muito pouco é debatido. Assim, é apenas na prática que esses desalinhamentos vêm à tona, levando a sentimentos de frustração, raiva, falta de amor, ciúmes, falta de cuidado, e produzindo desentendimentos ou afastamento.
Em um casal quase tudo precisa ser dialogado, assim há bastante espaço para desentendimentos. Em momentos de crise isso é bem mais difícil. Diante dos conflitos é comum que os parceiros se perguntem se vale mesmo a pena permanecerem juntos. Diversos fatores podem gerar tais conflitos: projetos de futuro, questões financeiras, criação dos filhos, questões do dia a dia, programas em conjunto, a família do outro e a própria família, etc.
Em todos os relacionamentos existirão conflitos de expectativas, e o que diferencia os casais é o que irão fazer a respeito. Em todas as fases pode haver problemas. No início a adaptação pode ser mais difícil que o esperado, com a chegada dos filhos novos conflitos podem emergir, e ao longo da vida os parceiros podem se tornar diferentes e se desconectar.
A terapia de casal os ajuda a delimitar as expectativas, a expô-las de forma construtiva, a entender a perspectiva do outro e ajustar as velas para que o caminho em conjunto fique mais agradável e feliz que sem o outro.
A terapia de casal não visa manter o casal junto a qualquer preço, mas desenvolver suas potencialidades dando mais uma chance para a relação.
Ciúme e Desconfiança
O sentimento de ciúme é gerado pela insegurança, e nesse sentido a terapia de casal busca atuar tanto nas dificuldades individuais de cada parceiro, como também no fortalecimento do relacionamento.
As inseguranças individuais e as expectativas sobre o comportamento do outro são formados por uma série de fatores, alguns individuais como a criação, o modelo de relacionamento dos pais, questões de gênero, etc; e outros da própria dinâmica do casal, como o nível de sinceridade conjugal, histórias pregressas da relação, comportamentos considerados suspeitos, etc.
O curioso do ciúme é que embora ele possa ser motivado pelo desejo de não perder o outro, ele tem o poder de destruir o relacionamento. Além disso o ciúme de um dos parceiros pode produzir insegurança e desconfiança no outro, levando a um ciclo que coloca a relação em risco.
Em momentos de crise diversas coisas do passado podem ser levantadas, as vezes repetidamente. Insinuações e acusações podem gerar no parceiro sentimentos muito negativos o que torna a relação ainda mais vulnerável.
A terapia de casal busca realinhar as expectativas de ambos sobre o comportamento do outro e trazer a tona as raízes da insegurança na busca de um caminho de entendimento mútuo. O psicólogo de casal pode ajudar ambos a compreenderem melhor suas emoções, fazendo com que o casal fique menos armado e mais aberto e possa passar mais segurança para o outro, bem como se sentir mais seguro na relação.
Separação
É comum que os casais procurem um psicólogo de casais quando um dos parceiros, ou os dois, estão pensando em se separar. A terapia de casal não busca que os casais se mantenham juntos a qualquer custo, mas que se permitam uma chance para reconfigurar e melhorar a relação. A ideia muitas vezes é dar mais uma chance para a relação e ver conjuntamente e sem traumas as possibilidades de seguirem juntos.
É possível que com a terapia de casal os problemas possam ser superados ou minimizados e que o casal possa se comunicar e se reconectar. Infelizmente nem sempre isso é possível, e nesses casos a terapia de casal pode ajudar também para que o processo de separação seja amigável e menos conflituoso.
Em muitos casos é preciso trabalhar dores e ressentimentos para que os casais possam seguir em frente sozinhos, especialmente quando há filhos ou projetos em comum. As vezes o tempo de convivência trás um acúmulo de mágoas que podem cristalizar negativamente a imagem que um tem do outro. Nos casos em que o relacionamento acabou, normalmente a terapia acaba sendo mais breve, com foco em negociar quando e como serão dados os próximos passos e como proteger os filhos nesse processo.
A terapia de casal pode ajudar ambos a entenderem em que ponto estão e como chegaram lá, seja para reajustar as velas para continuar a caminhada sozinho ou como casal.
Terapia de casal online / a distância
As sessões online, seja individual ou de casal, são regidas pelos mesmos princípios dos atendimentos presenciais, e para isso é necessário:
O que é preciso para uma sessão online acontecer?
Ambiente de sigilo: o paciente (ou casal) precisa estar em um espaço que garanta seu sigilo e livre de interrupções.
Conexão à rede de Internet: o paciente (ou casal) deve estar conectado à internet no dia e horário previamente combinado com o terapeuta. Eles podem fazer de um mesmo celular/notebook se estiverem no mesmo espaço, ou de celulares/notebooks diferentes se não estiverem.
Conectividade: paciente e terapeuta acordarão previamente a forma de atendimento mais eficiente, alguns deles: Whatsapp, Meet, Zoon, etc.
Tempo de sessão: Aproximadamente 60 minutos
Atendimentos Presenciais
Nós atendemos presencialmente na Clínica Travessias do ser.